terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Quais são os segredos da vida frutífera? O primeiro segredo é a poda da planta. Deus é um jardineiro incansável, podando todo o ramo que dá fruto para que frutifique ainda mais. O segundo é a 'permanência' dos ramos da videira. Essencialmente, ser um cristão é estar 'em Cristo' (...), é permanecermos em Cristo e Cristo em nós. Para que ele permaneça em nós, devemos permitir que ele assim o faça, que ele seja cada vez mais aquilo que é: nosso Senhor e o Doador de nossa vida."

John Stott, em A Bíblia Toda, o Ano Todo.
"Faze-me prudente nas escolhas de hoje.
Faze-me forte para afirmar-me
Ante um mundo volúvel e contraditório.
Dá-me coragem para louvar-te
Mesmo que as coisas não corram bem.
Ó Pai, dá-me capacidade
Para ser sal e luz hoje
Mais do que fui ontem."

Juracy Fialho Viana
Antes do pronto, há o trabalho.
Antes do trabalho, há o planejamento.
Antes do planejamento, há a vontade.
Antes da vontade, há o sonho.
E antes do sonho há o Ser Humano que, sob a ação de Deus, torna todas as etapas possíveis.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Liberte a reflexão

Este artigo “Liberte a reflexão” do site da AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios apresenta um ponto de vista muito interessante sobre a meta da educação que é tornar o aluno autônomo. Confira!

Um Resumo do Encontro de Educação Cristã

A Igreja Cristã tem na sua missão de Ministério Pastoral Ensinador a tarefa de transmitir a mensagem da salvação. Aqueles, pois, que se incumbem da tarefa de mestre, devem ensinar a guardar os mandamentos, mas guardando-os também, e sempre estar procurando em suas vidas "o que devo aperfeiçoar", "o que devo eliminar". A filosofia do momento: Pós-modernismo (Pluralidade de Expressão - cada um faz o que quer; Excessivo Individualismo - não temos mais tempo de ter contato com ninguém, em um mundo onde impera a aldeia global, internet; Consumismo - maior tempo exposto à mídia nos leva a perder valores cristãos, pois fazemos o que todo mundo faz), e a Igreja está inserida no contexto desta filosofia, devendo ensinar a História e a Visão Salvífica para esta geração - ensinar a Jesus Cristo - de maneira que venha a transformar vidas, fazendo diferença em todas as áreas da vida, colocando-o como centro de nossas vidas.

Auto-avaliação: "No meu ensino, estou transformando vidas?". No ensino, o mais importante são as vidas a quem eu ensino, pois se elas não se transformarem, de nada terá valido o meu trabalho. E para transformar vidas a Igreja Cristã não pode perder tempo, pois ela ensina "Em todo tempo, a todas as pessoas, com todo o corpo e em tudo o que faz".

Explorar a imaginação. Abortar o cognitivo (transmissão de conhecimento) e adotar o sensorial (compartilhar de experiências). Mestre ser mais ouvinte das necessidades de seus alunos. Quebrar paradigmas dos crentes reserva. Resgatar as mulheres da Bíblia. Envolver os homens no serviço, principalmente no ensino cristão infantil, assim as crianças masculinas terão modelos para seguir. Fazer perguntas criativas (ao invés de: "Você lê a Bíblia?" Pergunte: "O que você sentiu ou aprendeu quando leu a Bíblia?" - Assim seus alunos não apenas responderão: "Sim", "Não", "Às vezes", mas serão levados a participar mais e compartilhar suas experiências, outros alunos aprenderão com eles. Não tenha medo! Use ao máximo sua criatividade. Aproveite sucatas. As coisas cotidianas têm a ver com sua lição. Envolva seus alunos adultos com atividades manuais. Acredite, Deus te capacita. Amém e amém!...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010